domingo, 28 de agosto de 2011

Campo de batalha em Los Angeles



Hoje (06/09), às 23h30, o San Antonio Silver Stars e o Los Angeles Sparks se enfrentam no Staples Center, na Califórnia. Esse é mais um dos grandes confrontos do Oeste, porém, nessa noite, existe uma disputa extra que vai fazer desse jogo um campo de batalha.

A conferência Leste já tem todos os seus competidores da segunda fase, os playoffs, definidos (1 - Indiana Fever, 2 - Connecticut Sun, 3- Atlanta Dream, 4 - New York Liberty). Já a sua irmã, a conferência Leste, está com apenas três deles garantidos (1 - Minnesota Lynx, 2 - Seattle Storm e 3 - Phoenix Mercury). O quarto lugar do lado esquerdo dos Estados Unidos é o San Antonio Silver Stars, que está uma posição à frente do Los Angeles Sparks.

O time texano começou a temporada com uma campanha 7-1 no mês inicial. O californiano, não foi tão bem, e ficou com 4-4 no mesmo período em que o Stars traçava sua melhor campanha desde a fundação da franquia. Até aí, tudo estava indo bem para a equipe de Becky Hammon, mas sua agenda começou a ficar mais difícil, e a equipe também perdeu Danielle Adams (novata e uma das maiores responsáveis pelas vitórias) devido a uma lesão no pé, então, da primeira posição, caíram para a quarta.

Já o Los Angeles Sparks, que ficou sem Candace Parker de junho à agosto, não está indo bem nessa temporada. Mesmo com o retorno da ex Lady Vol, elas não conseguiram arrecadar uma campanha positiva, porém ainda tem chance, ainda que baixa, de jogar nos playoffs desse ano.

Ambos se apresentam em quadra três vezes nessa semana, sendo que se enfrentam hoje. Para o San Antonio, basta vencer uma, que a vaga já está garantida. O Los Angeles não pode perder nenhuma, e ainda precisa torcer para que o seu rival direto fique zerado nesse final de temporada regular, o que é muito pouco provável.

Na lista de compromissos do técnico Dan Hughes estão o Washington Mystics e o Tulsa Shock, dois desclassificados desse ano. Levando em consideração o histórico dessas duas equipes (Tulsa chegou a bater recorde de derrotas seguidas em 2011), a vitória já é do Stars. No outro lado, Joe Bryant também tem um caminho de natureza morta, pois seus próximos adversários estão na mesma situação que os do rival de hoje. Tulsa e Chicago Sky vão ao Staples Center apenas para cumprir tabela, mas o time da cidade dos ventos é forte, apesar de já estar fora da competição.

Então, seguindo a lógica da temporada até agora, o San Antonio Silver Stars só não consegue continuar vivo nesse ano se o Los Angeles Sparks surpreender, e se pensarmos no elenco delas, isso não será difícil. Tina Thompson (campeã 4 vezes com o Houston Comets), Candace Parker (Novata do Ano e MVP em sua primeira participação na liga), DeLisa Milton-Jones (bi-campeã da WNBA) e Ticha Penicheiro (campeã com o Sacramento Monarchs) são alguns dos nomes mais fortes na história da liga. Porém, para que consigam tirar a quase garantia do time texano, precisam passar por Becky Hammon (que fez seu 5000º ponto no dia 30 de agosto), Sophia Young (alcançou seu 3000º ponto no dia 23 de agosto) e Ruth Riley (campeã com o Detroit Shock em 2006), jogadoras que completam uma equipe que finalmente encontrou uma maneira de jogar em conjunto, após anos turbulentos.

Nesse momento, o jogo está acontecendo, e teve emocionantes idas-e-vindas em seu primeiro quarto. O San Antonio começou ganhando, sofreu uma série de erros que colocou o dono da casa na frente, mas já recuperou a dianteira.

Acompanhe nesse link o confronto que tem os ingredientes perfeitos para se tornar inesquecível (inclusive Ticha Penicheiro marcando Becky Hammon, o que é uma pintura, e verdadeira aula de basquete).

A técnica com maior número de vitórias que foi diagnosticada com Alzheimer

Pat Summit começou a treinar as Lady Vols quando tinha apenas 22 anos. Hoje, em sua 37ª temporada na Universidade do Tennessee, coleciona 8 campeonatos da NCAA, colocou 31 jovens na WNBA, sendo que 12 delas foram primeiras escolhas de draft, e tem mais vitórias na carreira do que qualquer outro treinador homem da liga universitária norteamericana (sua campanha conta com 1037 triunfos e 196 derrotas. O Coach K atingiu a marca de 900 resultados positivos apenas em março desse ano).

Há algum tempo ela sentia mudanças em seu comportamento, e por isso foi até a Mayo Clinic, em Rochester (Minnesota) para fazer alguns exames. O resultado deles não foi nem um pouco agradável, e até hoje é difícil acreditar nele. Pat Summit, a mulher de ferro, foi diagnosticada com Mal de Alzheimer.

Ela fez o anuncio da doença através de uma carta aberta à universidade, na qual dizia que tanto sua vida profissional quanto a pessoal são um livro aberto, e por isso decidiu que contaria sobre a situação que se encontra. Além disso, adiantou que continua treinando as meninas enquanto for possível.

Sua personalidade forte foi confirmada quando disse que não queria que sentissem pena dela, atitude que ela garantiu que não terá para com si mesma.

Mas como sua carga precisa ser diminuída, a equipe técnica que a acompanha há mais de 10 anos já foi intimada a cobrir algumas de suas tarefas. Holly Warlick, Dean Lockwood e Mickie DeMoss dividirão as obrigações da cabeça do vitorioso time de basquete feminino da Universidade do Tennessee com mais frequência.

Esse é um dos melhores programas de basquete dos Estados Unidos, e dele saíram grandes nomes da WNBA como Candace Parker e Tamika Catchings. Kara Lawson, Shanna Crossley, Ashley Robinson , Shannon Bobbitt e Shyra Ely também foram pupilas de Summit, e mostraram total apoio à sua antiga comandante, confiando em seu caráter forte e personalidade que a determina como uma pessoa que não se permite ceder em qualquer situação.

À medida que o tempo passa, veremos Pat Summit cada vez menos em quadra ou na televisão, porém seu legado nunca acabará, pois foi ela, junto de outros poucos que creem no basquete feminino, que permitiram à modalidade chegar no patamar que está hoje, com ligas profissionais organizadas e campeonatos internacionais sérios, recheados de atletas de qualidade.

domingo, 7 de agosto de 2011

Para a alegria de todos e felicidade geral do time, ela diz ao povo que fica!

Desde 2001, Seattle Storm é sinônimo de Lauren Jackson


"Ela está assinando um contrato que a deixa próximo de provavelmente terminar sua carreira aqui", disse o técnico principal e gerente geral do Seattle Storm, Brian Agler, sobre o novo acordo de 3 anos de Lauren Jackson com o time.

Em 2001, há poucos dias de completar 20 anos, a jovem australiana recebeu um dos melhores presentes de sua vida: foi a primeira escolha do draft da WNBA, pelo Seattle Storm. Hoje, ela está na décima-primeira temporada com esse mesmo time, com o qual foi duas vezes campeã da liga (2004 e 2010) e três vezes MVP (2003, 2007 e 2010).

Ter renovado o compromisso de continuar na capital de Washington foi outra prova de amor da pivô à esse lugar, que em 2009 esperou quase até o final da temporada para anunciar que continuaria companheira de time de Sue Bird. "À medida que eu fui ficando mais velha, se tornou mais importante para mim ter aquele legado em uma cidade. Seattle definitivamente tem sido meu lar, em termos de crescer e estar na liga ano a ano. Estarei aqui até me aposentar."

Segundo ela, o ano que vem pode ser o último com a seleção australiana e então todo seu esforço será dedicado ao Seattle Storm. Portanto, pode-se esperar mais um título do esquadrão verde-vermelho-amarelo até 2014.

Quanto às finanças, no final de 2012 Lauren Jackson terá arrecadado US$105.500, e em 2013, US$107.500. Os grandões da NBA deveriam se envergonhar por travar a liga por causa de seus salários.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Jogadoras da semana



Toda semana a WNBA selecionada duas jogadoras como as melhores da semana, uma para cada conferência. Nessa segunda-feira, primeiro dia do mês de agosto, as escolhidas foram Angel McCoughtry (ATL) e Becky Hammon (SAS).

Ambas terminaram a semana levando seu time à uma campanha 2-1. O Atlanta Dream , penúltimo lugar do Leste, venceu o Tulsa Shock, em Oklahoma, o Los Angeles Sparks, em casa, e perdeu apenas para o Connecticut Sun, que está em segundo lugar dessa conferência.

O San Antonio Silver Stars experimentou a mesma trajetória ao vencer os dois primeiros jogos e perder o último. Na terça-feira pós All-Star Game derrotou o Washington Mystics, na capital norteamericana, então deixou para trás o rival Phoenix Mercury, na quinta-feira, no AT&T Center, e ainda como donas da casa, no domingo, perderam para o que tem a primeira colocação do Oeste, o Minnesota Lynx.

Dessas duas, apenas Becky Hammon se encontra na corrida pelo MVP, em sétimo lugar. Angel McCoughtry está em décimo-primeiro, e quase entrando na lista das 10 principais concorrentes a esse título.