segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

San Antonio Silver Stars perde dois coelhos em uma tacada só


A veterana Becky Hammon renovou seu contrato com o San Antonio Silver Stars de modo que continua no time até a aposentadoria. Mas de que adianta uma armação bem comandada, eficiência nas laterais (Sophia Young, por exemplo) e um fundo de quadra inexpressivo?

Hoje, mais duas mudanças aconteceram na temporada de negociações da WNBA. Ambas afetam direta e negativamente o San Antonio Silver Stars, equipe das brilhantes Becky Hammon e Sophia Young.

Há algum tempo o time texano enfrenta problemas na posição de número 5, desde quando a pivô belga Ann Wauters saiu. Sobrou Rith Riley, que vinha dando conta do recado. Dan Hughes escolheu Jayne Appel em um draft e Danielle Adams em outro. Estas são as opções de jogadoras de fundo de quadra do Silver Stars. Ou melhor, eram, porque Wauters e Riley acabaram de ser negociadas.

A europeia agora faz parte do esquadrão estrategicamente preparado do Seattle Storm. Sua presença na cidade chuvosa vai suprir a ausência de outra estrangeira renomada na WNBA, Lauren Jackson, que antes das Olimpíadas ficará em concentração com a equipe australiana. Ann Wauters havia parado de jogar com o San Antonio em 2010, e não se disponibilizou em 2011 porque ficou grávida. Recentemente, ela deu uma entrevista dizendo que estava com muita vontade de voltar e ganhar um campeonato nos Estados Unidos. Brian Agler, técnico do Seattle e um cidadão muito esperto, viajou pela Europa acompanhando algumas jogadoras na offseason, e Ros Casares, onde a belga trabalha ao lado de Lauren Jackson (dupla ruim de pivôs, hein!?), na Espanha, foi uma das paradas do comandante. Antes de essa contratação ter sido anunciada, os torcedores do San Antonio acreditavam fervorosamente que Hughes conseguiria levar Wauters de volta ao Texas.

Como se não bastasse, no mesmo dia (6/2) Ruth Riley se tornou mais um peão do xadrez do Chicago Sky, uma equipe que também tem buscado estratégias minunciosamente estudadas, mas primeiro para chegar a um playoff. Como Riley pode ajudar nessa missão? A pivô é bi-campeã da liga (2003 e 2006, com o Detroit Shock), sendo que em 2003 foi eleita a MVP das finais. Nesses dois anos, uma de suas companheiras em quadra era Swim Cash, que acabou de ser contratada pelo Chicago Sky. Furthermore, ainda não houve sinal por parte do azul e amarelo em relação a Sylvia Fowles, que está sob os direitos da equipe, mas pode migrar para qualquer outra franquia se a proposta do Sky não a agradar.

Fica no ar a questão: e a posição 5 do San Antonio Silver Stars? Wauters não está mais na jogada, Riley saiu o quanto antes, Jayne Appel é uma lástima e Danielle Adams consegue segurar as pontas, mas ainda é muito inconstante. Será que a solução é apelar para Michelle Snow? Dá para fazer melhor (a média da veteraníssima caiu de 9 pontos por jogo para 5,9 na temporada passada).

Dan Hughes, técnico respeitado, conhecido por suas boas aquisições e trocas inteligentes, precisa acertar bem o alvo se quiser sair do status de "quase lá" na hora de conquistar um campeonato da WNBA, e até agora, o San Antonio Silver Stars não trouxe nenhuma jogadora nova para a temporada que está por vir.