quinta-feira, 11 de abril de 2013

Conheça e entenda as mudanças da WNBA a partir de 2013

Achou que eu bebi umas, fiz uma edição do Photoshop e inventei um logo novo para a WNBA? Nada disso!

Há duas semanas, a WNBA divulgou em seu site oficial e redes sociais que faria um anúncio importantíssimo, arriscando até mesmo a afirmar que esse seria o mais importante da história da liga.

No dia 28 de março, com a participação de John Skipper, presidente da ESPN, e Laurel Ritchie, presidente da WNBA, as novidades para o futuro próximo da liga foram apresentadas.

O primeiro tópico abordado pelos dois representantes foi a extensão do contrato de transmissão da liga com a ESPN. A emissora se comprometeu a televisionar 30 partidas por temporada a partir de 2013, o que significa um aumento de dois jogos a cada ano. A grande mudança, no entanto, foi a inserção do Draft da WNBA na grade de programação do canal. A iniciar neste ano, a escolha das futuras estrelas da competição será transmitida ao vivo, na segunda-feira (15/04), a partir das 22h.

Outra mudança, porém, para a temporada de 2014, é a criação de novos uniformes. A Adidas, atual patrocinadora da vestimenta das jogadoras em quadra, desenvolverá novos padrões para o próximo ano a fim de atender às exigências da nova geração de atletas que surge na liga (por “nova geração”, entenda Brittney Griner, Skylar Diggins e Elena Delle Done). Essa é uma novidade muito boa, pois os times perderam sua identidade visual depois que a liga adotou um único estilo de uniforme para todas as equipes.

A apresentação mais significativa, no entanto, foi a do novo logo da WNBA. Eu fiquei chocada. Ao invés daquele azul e vermelho com a silhueta de uma jogadora em branco, a nova identidade visual da liga é completamente laranja e com uma nova silhueta. Demora para acostumar. De acordo com Laurel Richie e Swim Cash, que também estava na apresentação das novidades, o novo logo “representa todas as gerações de atletas que já passaram pela WNBA”. Sabemos que existe um trabalho muito forte de agência de publicidade e assessoria de imprensa por trás da introdução dessa nova logomarca, afinal foi a troca de uma imagem que ficou marcada por 16 anos.

A parte mais legal do novo logotipo da WNBA foi a campanha viral ao redor, exatamente, da jogadora que foi o modelo da silhueta. A associação lançou a hashtag #iamlogowoman” com o objetivo de gerar discussões nas redes sociais sobre quem seria a atleta que representa a liga em sua nova identidade visual.. No Twitter e no Facebook fãs, jornalistas e admiradores fazem suas apostas para descobrir quem é a misteriosa mulher (dessa vez, não de vestido vermelho).

De todas essas mudanças, o mais interessante é observar que a WNBA ainda é alvo de investimentos importantes. Pretendo falar mais sobre o novo logo em um post específico, pois acredito que essa mudança faça parte de um afastamento em escala da liga feminina com a NBA.


 Swim Cash exibindo uma camiseta com o novo logo da WNBA, e a nova bola oficial, também com a nova identidade

No Twitter: @BetaOsraReed

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Liz Cambage não volta para Tulsa, afirma técnico

A notícia que rola pela internet é de que a pivô australiana Liz Cambage (21) não retorna para jogar com o Tulsa Shock em 2013. Após perder a primeira metade da temporada do ano passado para treinar com a seleção da Austrália visando as Olimpíadas de Londres, a jogadora também não voltou depois da competição na Europa, que resultou em uma medalha de bronze.

A atitude da jovem, que fez história na terra da Rainha como a primeira mulher a enterrar em um torneio olímpico, de afirmar que jogaria na WNBA na segunda metade de 2012 e não cumprir com sua palavra, deixou seu relacionamento com Tulsa abalado.

Agora, sobre a decisão de passar o ano de 2013 na China (detalhes sobre isso abaixo), Gary Kloppenburg, técnico do Shock, afirmou: "Claro que estamos chateados, mas crianças tomam decisões de acordo com o que sentem ser melhor para elas".

Durante a offseason, Liz Cambage defendeu o time Zhenjiang Chouzhou, o qual terminou a liga nacional chinesa em segundo lugar. Em seu novo contrato, válido para 2013, a pivô receberá um salário de US$ 518 mil (aproximadamente R$ 1,050 milhão), que pode chegar a US$ 1 milhão (R$ 2 milhões) com acréscimos de marketing e adicionais.

A dúvida sobre a veracidade dessa informação (publicada em primeira mão pelo Tulsa World) surgiu após Cambage postar o seguinte tweet em seu miniblog (@ecambage): "Todas essas matérias de 'jornalistas' e nenhuma delas verdadeiras. Mal posso esperar para me pronunciar quando voltar para casa". Sou completamente contra transformar publicações do Twitter em notícia, porém, Liz é conhecida por ter uma certa excentricidade. De fato, ter deixado o Tulsa Shock no ano passado não foi uma atitude profissional, principalmente porque a pivô era a chave principal dessa equipe que ainda não engrenou na liga.

Por enquanto, ficamos à espera de novidades. Mas, na minha opinião, Liz Cambage não fica em Tulsa mesmo (onde receberia US$ 50 mil pela temporada de 2013).