quinta-feira, 8 de março de 2012

Feliz Dia Internacional da Mulher, minhas heroínas!

"Basquetebol é irmandade"

Foi em 2006 que eu descobri a WNBA, durante o mundial de basquete feminino aqui no Brasil. De lá para cá, não fiquei um ano sem acompanhar o que acontecia dentro e fora das quadras dessa liga que comporta tantas mulheres incríveis. Algumas, de certo modo, tiveram um caminho mais fácil até lá, como Lauren Jackson, mas isso não a torna menos digna de tamanha admiração do que outras, como Becky Hammon, que nem ao menos foi draftada. O que dizer, então, de Iziane, que, apesar de toda controvérsia que consegue causar, chegou ao topo do basquete feminino vindo de um dos estados mais pobres do Brasil, passando dias e meses longe da família e submetida a salários baixíssimos? É possível não lembrar de Tamika Catchings, super-mulher, atual MVP, com tudo para ser revoltada na vida, mas que resolveu passar por cima de seu problema de surdez sendo um monstro em quadra, e ainda ajudando as comunidades ao seu redor? E Candice Wiggins, que perdeu o pai - jogador de baseball, portador do vírus da AIDS - quando criança?

A verdade é que não conhecemos tudo sobre essas atletas espetaculares, mas cada uma merece os parabéns por esse dia, nem que seja simplesmente por não terem dado atenção às afirmações preconceituosas a seu respeito ou à desvalorização comercial que sofrem com tanta frequência, mas continuaram na busca pelo sonho de serem as melhores.

Parabéns Becky Hammon, Érika de Souza, Lauren Jackson, Tamika Catchings, Katie Douglas, Diana Taurasi, Lindsay Whalen, Seimone Augustus, Swin Cash, Ticha Penicheiro, Candice Dupree, Angel McCoughtry, Taj McWilliams, Candace Parker, Renee Montgomery, Ruth Riley, Tina Thompson, Ann Wauters, Candice Wiggins, Sophia Young e todas as outras jogadoras da WNBA! Parabéns por terem chegado ao topo e se tornado o que sempre sonharam. E muito obrigada por me fazerem esquecer de tudo o que aconteceu em um dia tão cansativo simplesmente por poder assistir um jogo de vocês. Muito obrigada por me mostrarem o quanto é bom escrever sobre esse esporte incrível que é o basquete.

Se for para falar em irmandade, não tem como esquecer dessas duas, as "bff" Diana Taurasi e Sue Bird

Na Rússia, além de ganhar dinheiro, elas passam frio, mas comem bem

Enquanto fazem trabalho voluntário, brincam com as crianças

Elas também vão ao casamento da amiga

Nas famosas festas dos torcedores que compram ingressos para a temporada toda, elas não tem vergonhada de nada. Nem Sue Bird e Jenny Boucek na máquina de dança

Nenhum comentário:

Postar um comentário