quinta-feira, 11 de abril de 2013

Conheça e entenda as mudanças da WNBA a partir de 2013

Achou que eu bebi umas, fiz uma edição do Photoshop e inventei um logo novo para a WNBA? Nada disso!

Há duas semanas, a WNBA divulgou em seu site oficial e redes sociais que faria um anúncio importantíssimo, arriscando até mesmo a afirmar que esse seria o mais importante da história da liga.

No dia 28 de março, com a participação de John Skipper, presidente da ESPN, e Laurel Ritchie, presidente da WNBA, as novidades para o futuro próximo da liga foram apresentadas.

O primeiro tópico abordado pelos dois representantes foi a extensão do contrato de transmissão da liga com a ESPN. A emissora se comprometeu a televisionar 30 partidas por temporada a partir de 2013, o que significa um aumento de dois jogos a cada ano. A grande mudança, no entanto, foi a inserção do Draft da WNBA na grade de programação do canal. A iniciar neste ano, a escolha das futuras estrelas da competição será transmitida ao vivo, na segunda-feira (15/04), a partir das 22h.

Outra mudança, porém, para a temporada de 2014, é a criação de novos uniformes. A Adidas, atual patrocinadora da vestimenta das jogadoras em quadra, desenvolverá novos padrões para o próximo ano a fim de atender às exigências da nova geração de atletas que surge na liga (por “nova geração”, entenda Brittney Griner, Skylar Diggins e Elena Delle Done). Essa é uma novidade muito boa, pois os times perderam sua identidade visual depois que a liga adotou um único estilo de uniforme para todas as equipes.

A apresentação mais significativa, no entanto, foi a do novo logo da WNBA. Eu fiquei chocada. Ao invés daquele azul e vermelho com a silhueta de uma jogadora em branco, a nova identidade visual da liga é completamente laranja e com uma nova silhueta. Demora para acostumar. De acordo com Laurel Richie e Swim Cash, que também estava na apresentação das novidades, o novo logo “representa todas as gerações de atletas que já passaram pela WNBA”. Sabemos que existe um trabalho muito forte de agência de publicidade e assessoria de imprensa por trás da introdução dessa nova logomarca, afinal foi a troca de uma imagem que ficou marcada por 16 anos.

A parte mais legal do novo logotipo da WNBA foi a campanha viral ao redor, exatamente, da jogadora que foi o modelo da silhueta. A associação lançou a hashtag #iamlogowoman” com o objetivo de gerar discussões nas redes sociais sobre quem seria a atleta que representa a liga em sua nova identidade visual.. No Twitter e no Facebook fãs, jornalistas e admiradores fazem suas apostas para descobrir quem é a misteriosa mulher (dessa vez, não de vestido vermelho).

De todas essas mudanças, o mais interessante é observar que a WNBA ainda é alvo de investimentos importantes. Pretendo falar mais sobre o novo logo em um post específico, pois acredito que essa mudança faça parte de um afastamento em escala da liga feminina com a NBA.


 Swim Cash exibindo uma camiseta com o novo logo da WNBA, e a nova bola oficial, também com a nova identidade

No Twitter: @BetaOsraReed

Nenhum comentário:

Postar um comentário