sábado, 9 de julho de 2011

O infortúnio de Kristi Toliver

Cá entre nós, toda pessoa tem seu dia ruim. Na terça-feira (5), foi a vez de Kristi Toliver passar pelo momento que qualquer humano sabe que vai acontecer, mas nunca o espera. No calor de Phoenix, no Arizona, a marrenta armadora viu a direção de seu time mudar drasticamente por causa de uma falta sua.
Com 2:55 ainda a jogar no final do terceiro quarto, com uma atuação boa, e vantagem do Los Angeles Sparks, a jogadora que entrou na WNBA em 2009, deu uma cotovelada, acidentalmente, em Ketia Swanier, do Phoenix Mercury. Kristi ainda alegou que não havia cometido infração alguma, o que não adiantou. Diana Taurasi cobrou os lances livres, e não errou.

O basquete é um jogo de contato, que pode guardar surpresas desagradáveis para aqueles que o praticam, porém, contrariando Isaac Newton, nesse jogo houve uma reação bem maior do que a ação.

O choque do olho de Swanier com o cotovelo de Toliver durou milésimos, mas o sofrimento do Los Angeles perdurou pelos 2:55 restantes do terceiro quarto e os outros 10 minutos que faltavam para a conclusão do jogo. A vantagem do time californiano que chegou a ser de dez pontos foi substituída por quatorze pontos de diferença em favor do time da casa.

A pobre armadora causadora de toda a desgraça do Los Angles Sparks naquela noite não se conformou. Ela estava completamente fora de condições de estar em quadra, mas mesmo assim, Jennifer Gillom deixou-a lá. Outro lance, mais um erro. Bate-boca com Temeka Johnson. Substituição. Bola nas mãos denovo. Derrota.

No final da partida, o Phoenix Mercury havia alcançado mais uma vitória, com atuação espetacular de Diana Taurasi, que marcou 20 pontos e distribuiu 7 assistências. Já, Ketia Swanier, ganhou um olho roxo, e dois jogos descansando. Um deles já aconteceu, hoje, contra o Tulsa Shock, em Oklahoma, do qual o Mercury saiu vitorioso (86-78). O próximo é contra o mesmo time, no domingo (19h), na mesma quadra em que foi decretado seu repouso obrigatório.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

O primeiro reconhecimento à Danielle Adams


Não há dúvida alguma de que a vigésima escolha do draft desse ano está servindo melhor do que a encomenda. Danielle Adams, atual vencedora do torneio feminino de basquete universitário, detentora do Most Outstanding Player, e jogadora do San Antonio Silver Stars chegou na liga profissional desacreditada por causa de seu físico avantajado.

Surpreendentemente, em seu terceiro jogo com o time texano alcançou a maior pontuação de sua carreira, e liderou todas as outras 20 que estiveram em quadra nesse dia. Além disso, ultrapassou a primeira escolha, Maya Moore, em pontos, rebotes, eficiência, mostra menos erros erros do que ela, mas faz mais faltas. Ela também é uma das protagonistas da campanha 7-2 do Stars nesse começo de temporada.




Sua posição no ranking das maiores pontuadoras dessa temporada é a décima-primeira no geral, e a primeira entre as novatas. Seu arremesso de 3 pontos é mortal. Livre, ou (bem) marcada, ela consegue acertar. Certa vez uma comentarista norteamericana disse:
- Isso é coisa que a Becky Hammon faz.
A propósito, Danielle Adams, Becky Hammon e Sophia Young, fazem do San Antonio Silver Stars o time com o maior número de jogadoras entre as 15 que mais marcaram nessa temporada, e a Novata do Mês, é a única "inexperiente" a entrar nessa categoria, que conta com Diana Taurasi, Penny Taylor, Tina Charles e Cappie Pondexter.

Por que ela não mereceria esse prêmio? Indo mais para frente ainda, por que ela não mereceria o prêmio de Novata do Ano?

Você acha que ela consegue tirar o prêmio que Maya Moore e Liz Cambage tinham praticamente em mãos? Deixe seu comentário aqui, e diga para quem vai sua torcida!

terça-feira, 5 de julho de 2011

Farinha do mesmo saco




O resultado precoce apresentado pela WNBA em relação as jogadoras que farão os times titulares do All Star Game escancaram a verdade absoluta de que a Universidade de Connecticut e a seleção norte-americana dominam a simpatia dos torcedores da liga.

Tina Charles (CON), Sue Bird (SEA), Diana Taurasi (PHX), Maya Moore (MIN) e Swin Cash (SEA) foram pupilas do vitorioso Geno Auriemma, e todas estão escolhidas, até agora, para fazerem parte dos quintetos iniciais no dia 23 de julho. Dessas, apenas Tina Charles joga no leste.

As mesmas jogadoras já estiveram com a seleção dos Estados Unidos, assim como Tamika Catchings, Angel McCoughtry, Cappie Pondexter e Candace Parker. Ou seja, a única "ovelha negra" é Katie Douglas, que fez univerdade em Purdue, e não faz parte da equipe mais temida do mundo em campeonatos internacionais.

O Seattle Storm e o Indiana Fever são os times que mais têm jogadoras eleitas. Respectivamente, Sue Bird e Swim Cash, e Tamika Catchings e Katie Douglas. Cappie Pondexter, atualmente no New York Liberty, jogou no Phoenix Mercury antes de se mudar para a Big Apple, e foi companheira de estrada de Diana Taurasi.

Outro elo em nível universitário é entre Tamika Catchings e Candace Parker, que representaram a Universidade do Tennessee. Amabas foram treinadas pela espetacular Pat Summit.

A lealdade com suas origens, o patriotismo e o bairrismo são muito fortes nos Estados Unidos, o que leva determinadas instituições a terem mais representatividade em eventos cujos resultados são determinados pelo público. Jogadoras que não fizeram parte de universidades reconhecidas em larga escala tendem a ter menos atenção do público e serem ultrapassadas por aquelas que, mesmo tendo um desempenho menor na temporada, frequentaram equipes badaladas durante a carreira, como é o caso de Becky Hammon, mas... isso é assunto para o próximo post sobre o All Star Game!

E você? A qual universidade norte-americana você se apegou?

O resultado oficial ainda NÃO saiu! Esse que temos é apenas um olhar adiantado sobre como está a votação! Faltam 6 dias para o encerramento dela.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Se o All Star Game fosse hoje...

Faltam 7 dias até o final da votação para as titulares do All Star Game dessa temporada. No dia 30 de junho, a WNBA liberou o balanço da situação das jogadoras candidatas até o momento. Quem lidera a disputa é Tamika Catchings (IND), com 19.943 pontos, seguida de Sue Bird, com 15.203 pontos. Candace Parker e Lauren Jackson são as duas primeira colocadas para a posição de pivô do oeste, porém não podem participar do evento devido a lesões, então Taj McWilliams-Franklin (MIN) entra no lugar delas, por ser a terceira mais votada para essa vaga em sua conferência.

Olhe como está a escalação dos quintetos principais para o dia 23 de julho:

Pela conferência leste:

Alas - Tamika Catchings - 19.943 votos (IND) Angel McCoughtry 8.912 votos (ATL)

Armadoras: Cappie Pondexter - 11.859 votos (NYL) e Katie Douglas - 11.217 votos (IND)


Pivô - Tina Charler - 9.837 (CON)












Pela conferência oeste:

Armadoras - Sue Bird - 15.203 (SEA) e Diana Taurasi - 13.371 (PHX)


Alas - Maya Moore - 12.762 votos (MIN) e Swin Cash - 8.797 (SEA)


Pivô - Candace Parker* - 12.626 (LAS)















A brasileira Iziane Castro Marques está em oitavo lugar na votação de armadoras de sua conferência, com 2.699 pontos. Érika de Souza não está nem entre as cinco pivôs mais votadas do leste.

Na opção de inscrever alguma jogadora, Danielle Adams (SAS) é a mais escolhida. Ela é o único nome do San Antonio Silver Stars que se destaca até agora, já que Becky Hammon (9.204 votos) está atrás de Diana Taurasi para armadora do oeste, porém, ela tem vaga garantida como reserva, caso não consiga mais votos.

O All Star Game será no dia 23 de julho, às 16h30 (horário de Brasília), no AT&T Center, em San Antonio (TX), casa do San Antonio Silver Stars, e até lá eu trarei posts especiais sobre o evento para vocês!

*Candace Parker será substituida por causa do afastamendo devido a lesão, porém seu nome continuará constando como titular do time do oeste.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Seattle Storm na Casa Branca


Como é de costume, o time campeão da temporada faz uma viagem, no ano seguinte, até Washington D.C., para receber os parabéns do atual presidente dos Estados Unidos. Dessa vez, Barack Obama recebeu o Seattle Storm.

De lembrança, o patriarca dos Obamas ganhou um anel, fabricado pela Blue Nile, igual ao das jogadoras, porém com o seu sobrenome e o número 1 na lateral, além de uma camisa com o número 10, de Sue Bird, também com o sobrenome do quadragésimo-quarto presidente nas costas.

Laurel Richie, que assume na WNBA a mesma posição que Barack Obama, mas em escala menor, claro, esteve na Casa Branca prestigiando o
evento.




Após toda a apresentação, as meninas do Storm fizeram uma clínica na quadra da primeira-família, com participantes de escolas locais. Lauren Jackson não estava lá porque havia acabado de sofrer uma lesão no quadril.











Swin Cash, sempre fashion, batendo bola no quintal de seu presidente