sexta-feira, 27 de março de 2015

Cappie Pondexter no Chicago Sky é um reflexo do objetivo da franquia para a temporada


Uma das principais mudanças de elenco da WNBA para a próxima temporada foi a saída de Cappie Pondexter para o Chicago Sky. Um dos motivos é a importância da própria jogadora para a liga, uma vez que a ala/armadora fez história com o Phoenix Mercury ao conquistar o título da franquia pela primeira vez em 2007 e repetir o feito em 2009.

Ao lado de Diana Taurasi e Penny Taylor, Cappie Pondexter foi uma das principais responsáveis por levar a equipe do Arizona à vitória no quinto jogo contra o poderoso Detroit Shock, fora de casa, e levar o troféu em frente à torcida adversária. Naquele ano, marcou 27, 18, 13 26 e 26 pontos, em cada um dos cinco jogos, respectivamente, da série final que determinou o campeão da WNBA em 2007.

Dois anos depois, em 2009, também foi uma das protagonistas da conquista do Phoenix Mercury sobre o Indiana Fever nas finais, que precisaram de cinco jogos igualmente. Sempre atuando com dígitos duplos, Pondexter ainda era um dos alicerces daquele time. Mas logo em seguida anunciou o fim de sua fase com essa equipe. Estava de mudança para a Big Apple, para jogar com o New York Liberty.


A jogadora dizia que queria estar mais próxima da cidade que não dorme, pois tinha grandes memórias de seu tempo de faculdade na Rutgers University, em New Jersey. Mas especulava-se que Cappie Pondexter buscava, na verdade, um time no qual poderia ser nome principal, já que no Mercury dividia as atenções com Diana Taurasi e Penny Taylor.

Com o New York Liberty, o máximo que alcançou com a equipe foram semifinais de conferência. Apesar de ter tido sucesso individualmente e continuado como uma das maiores pontuadoras da WNBA, nenhum título do Leste ou do campeonato no geral foi conquistado pelo time da Big Apple entre 2010 e 2014 - mais precisamente, desde 2002 - e esse, provavelmente, foi um dos motivos para a jogadora migrar para Chicago.

O Chicago Sky deu um salto antes inimaginável para a equipe desde a chegada de Elena Delle Donne, em 2013. Antes daquele ano, o time sequer havia conseguido uma vaga aos playoffs. De uma hora para a outra, a franquia passou a ser uma das mais temidas da WNBA, chegando às finais no anos passado contra o Phoenix Mercury. Devido à falta de experiência, teve grandes dificuldades contra o elenco do Arizona e foi derrotado por 3 a 0 na série que decidiria o grande campeão.

O gostinho de ter chegado ao mais alto ponto do campeonato mostrou para o Chicago Sky do que aquele elenco é capaz. Liderado por Elena Delle Donne e Sylvia Fowles, o time da técnica Pokey Chatman conta com coadjuvantes discretas, porém eficientes. Courtney Vandersloot e Allie Quigley (esta com 19 pontos na última partida contra o Phoenix Mercury), além de Tamera Young (que joga no Brasil no UNINASSAU/América) são os pilares das outras duas jogadoras mencionadas acima.

Outro nome que tinha grandes responsabilidades no Chicago Sky era Eppiphany Prince, que foi para o New York Liberty. Para não ficar desfalcada, Pokey Chatman tratou de troca-la exatamente por Cappie Pondexter.

Essa troca mostra o objetivo da equipe da cidade do vento para 2015: nada além do título. Depois de passar anos sem avançar para os playoffs, a franquia finalmente chegou a um ponto no qual é completamente possível conquistar um anel. Dos dois únicos anos nos quais o Chicago Sky avançou para a segunda fase da WNBA, Eppiphany Prince teve médias de pontos abaixo das necessárias para ajudar sua equipe. No ano passado, marcou 9,2 pontos por jogo nas séries. Pondexter, por outro lado, sempre teve números maiores nos momentos decisivos.


Apesar de ter um estilo mais ofensivo, Cappie Pondexter servirá para o Chicago Sky de maneira muito eficiente. Normalmente, o seu papel principal para a equipe é de uma ala/armadora, na posição dois. Mais importante ainda, sua experiência de nove anos fará toda a diferença. Com Courtney Vandersloot na armação, Tamera Young como a ala na posição três, Elena Delle Donne como ala de força e Sylvia Fowles de pivô, o time está bem servido e mais uma vez chega forte para a temporada.

Três dessas passam a ser grandes fornecedoras de arremessos de curta ou longa distância: a própria Cappie Pondexter, Elena Delle Donne e Tamera Young. Isso faz toda a diferença em uma conferência que conta com boas pivôs como Chiney Ogwumike, Érika de Souza e Janel McCarville.

Para ajudar, Allie Quigley continua como uma carta de Pockey Chatman no banco, além da grande novidade: Clarissa dos Santos. A brasileira chega para o seu primeiro ano na WNBA e pode sentir uma certa dificuldade no começo, não por falta de habilidade, mas pela diferença do jogo dos Estados Unidos para o resto do mundo.

Com um forte trabalho de adaptação, atenção aos treinos e dedicação, Clarissa pode conquistar espaço aos poucos nesse time que fica ainda mais forte com a sua presença. Apesar de atuar como pivô no Brasil, sua habilidade, flexibilidade e força podem transforma-la em uma importante ala de força para o Sky, uma importante substituta de Elena Delle Donne.

Diante de todo esse cenário, a mudança de uma peça é o suficiente para saber o que essa franquia pretende em 2015: ganhar o campeonato. Com uma forte crise no Connecticut Sun e o Washington Mystics sempre sendo uma dúvida, o Chicago Sky passa a ser um dos times mais fortes da conferência Leste, ao lado do Atlanta Dream. E será um confronto muito interessante. Cappie Pondexter é a principal peça do xadrez das trocas da pré-temporada de 2015 e deixou esse time ainda mais forte do que já estava.

Algumas informações extras sobre Cappie Pondexter:

- A jogadora é fortemente envolvida com moda e é sócia de uma assessoria de moda para jogadoras e técnicas;
- Em 2010, logo após sair do Phoenix Mercury, protagonizou um momento de tensão com Penny Taylor e Diana Taurasi quando jogou contra o seu antigo time


- Cappie Pondexter está de volta à cidade onde cresceu, Chicago, e pretende encerrar sua carreira no Sky. A técnica Pockey Chatman, inclusive, já adiantou que a jogadora assinou um contrato de mais de um ano
- Pondexter jogou durante um bom tempo no Galatasaray, da Turquia

Nenhum comentário:

Postar um comentário