domingo, 8 de março de 2015

O fim de semana de Clarissa dos Santos

A confirmação de um contrato com o Chicago Sky, vice-campeão da WNBA e uma das principais equipes da liga norte-americana, e o título de MVP do Desafio das Estrelas da LBF, além da liderança com 26 pontos e 17 rebotes na revanche do time do Brasil contra o Mundo no jogo festivo. A tarde do sábado mal havia começado e Clarissa dos Santos já tinha muitos motivos para poder considerar o primeiro fim de semana de março um dos mais memoráveis de sua carreira.

O basquete brasileiro tem um grande nome em suas quadras: Clarissa dos Santos. A pivô de 1,84m e 26 anos atua na equipe ADCF Unimed/Americana, pela qual se tornou campeã da Liga de Basquete Feminino (LBF) duas vezes, na temporada 2011/2012 e na última, 2013/2014. Com a camisa da seleção, foi campeã sul-americana em 2013 e 2014, além de ter sido coroada MVP do torneio no ano passado.

Clarissa no Desafio das Estrelas da LBF (Foto: Divulgação/LBF)

Na atual edição da LBF, Clarissa é a quinta maior pontuadora, com média de 16,44 pontos por jogo (foram 263 tentos em 16 partidas). A pivô está logo atrás de Damiris Dantas, sua companheira de equipe, e antes delas estão somente Iziane Castro (Maranhão Basquete), em primeiro e duas norte-americanas, Chloe Wells (APAB/Barretos) e Tiffany Hayes (UNINASSAU/América), em segundo e terceiro lugar respectivamente.

Outras estatísticas falam muito sobre essa jogadora. Em praticamente todas as que aparece na LBF, Clarissa nunca está abaixo das dez melhores posições. Nos arremessos de dois pontos, seu aproveitamento é de 57,8%, o sexto da liga. Para se ter um parâmetro de comparação, Shamell (Mogi das Cruzes), cestinha do NBB, soma 52,8%. A maior porcentagem de acertos entre os dez maiores pontuadores do campeonato masculino é de Rafael Hettsheimeir (Pachoalotto/Bauru), com 66,15% e abaixo dele está Kyle Lamonte (UniCEUB/BRB/Brasília), com 56,2%.

Mas não é só no ataque que Clarissa é um potência. A jogadora é a melhor reboteira da LBF, com 11,25 por jogo e a quinta maior "ladra" de bolas da temporada, com 2,31 recuperadas a cada compromisso, um total de 37 nas 16 partidas disputadas até o momento.

Com todos esses números, somados a outros como tocos, erros e minutos em quadra, Clarissa é nada menos do que a jogadora mais eficiente da LBF, com média de 24,31 de valorização por jogo, com uma boa diferença para a segunda melhor nessa estatística, a ala Tiffany Hayes, do América, com 19,94.

Números podem não dizer muita coisa no esporte, mas os de Clarissa são um verdeira reflexo de sua atuação em quadra. Conhecida por sua raça, ela é um pesadelo para suas adversárias. Apesar de ser pivô, suas características vão além daquelas pelas quais as mulheres do garrafão são conhecidas. Por ser ágil e habilidosa, consegue muito bem cumprir a função de ala/pivô. Sua grande facilidade em pegar rebotes, estabelecendo um importante domínio no garrafão, e seu incrível porte físico, também não passam nem um pouco despercebidos.

Não por menos que o anúncio de que Clarissa havia assinado um contrato com o Chicago Sky para a temporada de 2015 da WNBA foi grandemente comemorado pelo público basqueteiro do Brasil. Junto de Érika, Damiris e Nádia, a pivô será uma das quatro brasileiras na liga norte-americana, o maior número desde 2002, e poderá representar o país com qualidade nas quadras dos Estados Unidos.

Além dessa novidades, Clarissa brilhou no Desafio das Estrelas da LBF, no sábado (07). Com 26 pontos e 17 rebotes, a jogadora foi a líder na vitória por 78 a 73 do time da LBF Brasil sobre o da LBF Mundo, em um jogo bem disputado que serviu como revanche do ano anterior, quando as estrangeiras venceram em São José dos Campos.

Em Franca, onde o evento festivo foi realizado de maneira inédita junto ao do NBB, a pivô tinha todos os holofotes sobre si. A atenção dos torcedores e, principalmente, dos jornalistas, mostrava que uma nova fase está iniciante para Clarissa. Mas o que faz com que o brasileiro fique ainda mais feliz é o que a jogadora representa também fora de quadra.

Uma matéria feita pelo jornalista Fábio Balassiano em 2006 mostra que a essência da jogadora permanece até hoje: "um sorriso que não sai do seu rosto". E não é por menos. A garota que deu seus primeiros passos no basquete na Zona Oeste do Rio de Janeiro, com passagem pela Mangueira e pelo Fluminente, cruzou o oceano Atlântico, foi jogar em Portugal, voltou para o Brasil, se tornou bicampeã do campeonato nacional, ganhou papel de liderança na seleção e agora segue para o que pode ser considerado o maior posto de uma jogadora de basquete em questão de time.

A temporada de 2015 da WNBA começa no dia 05 de junho, e o Chicago Sky já tem compromisso em casa, contra o Indiana Fever, às 21:30 (horário de Brasília).Se você ainda não tinha motivos o suficiente para acompanhar o campeonato este ano, Clarissa se tornou mais um.

(importante lembrar: Clarissa dos Santos será companheira da habilidosa Tamera Young, jogadora do América na LBF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário