terça-feira, 27 de setembro de 2011

Sem Érika, e com atuação brilhante de Iziane, Atlanta Dream é campeão do Leste

*Legenda das fotos ao final do post

O time que faltava para que a final entre conferências da WNBA tivesse seus competidores definidos se classificou hoje. O Atlanta Dream derrotou o Indiana Fever duas vezes seguidas na série melhor-de-três da final do Leste.

A brasileira Iziane Castro Marques, que foi reserva na maior parte da temporada, entrou como titular nas duas últimas partidas para substituir Érika de Souza, pois ela está com a seleção brasileira jogando o Pré-Olímpico, em Neiva, na Colômbia (e vai muito bem, obrigada). Você deve se perguntar: Mas a Érika é pivô, e a Iziane é ala, por que a Marynell Meadors não colocou Alison Bales, que tem média baixa, mas pelo menos joga na mesma posição, e o garrafão não ficaria defasado?

A técnica disse que queria se aproveitar da rapidez de suas alas, por isso, desde domingo, não existe nenhuma referência a pivô no quinteto titular do Atlanta, apenas jogadoras das posições de 1 a 4. E com essa escolha, Meadors foi muito feliz.

Iziane, portanto, foi bem-aventurada. Na partida do fim de semana (domingo, 25/09), ela foi a cestinha, com 30 pontos, e foi bem na defesa. No jogo de poucas horas atrás (27/09, às 21h), marcou apenas 7 a menos (23, muito pouco abaixo de Angel McCoughtry, sua companheira de equipe e cestinha do confronto, que fez 26).

A média da brasileira na temporada regular foi de 7,6 pontos por jogo (10 ppj em todo tempo de WNBA), e o ressurgimento nos playoffs pode ser decisivo em sua carreira. Esse é seu último ano de contrato com o Dream. Se seu rendimento nos jogos derradeiros de 2011 continuar em ascensão, o atual time em que ela está vai precisar liberar muito mais dinheiro para mantê-la na Geórgia, pois outras equipes podem fazer novas ofertas.

Em relação ao Indiana Fever, que ganhou o primeiro jogo dessa série, a derrota e a eliminação não foram os únicos elementos do saldo negativo. No segundo compromisso, Tamika Catchings (MVP) jogou com baixo rendimento (8 pontos e 9 rebotes) até aproximadamente 4 minutos para o fim. A partir daí, ela não esteve mais em quadra, pois precisou sair carregada devido a uma lesão (não muito importante) no pé direito. Sem a MVP, o Indiana perdeu de 94 a 77. Na partida dessa noite, o placar final também teve uma diferença grande: 83 a 67.

Fora das quatro linhas, essa série foi marcada pela dispensa de Érika. A repercusão do assunto foi maior do que imaginada, e de maneira negativa, pois grande parte dos norteamericanos estão tratando a atitude dela como desleal ao Atlanta Dream (que é o pensamento dos brasileiros quanto a Iziane para com o país). A técnica de sua equipe na WNBA, em entrevista à imprensa, após o jogo do domingo, disse que esteve em contato com a nossa seleção desde janeiro, mas só deram a certeza de que Érika precisaria sair há algumas semanas, e confirmaram a data precisa há alguns dias. Além disso, ela afirmou que o Brasil fazia ameaças, dizendo, por exemplo, que se ela não fosse liberada, poderia não jogar nas Olimpíadas.

Entrei em contato com CBB para checar isso, mas até agora não obtive resposta.


LENGENDAS DAS FOTOS:
1. Iziane, no domingo, comemora sua excelente atuação (30 pontos). Ela recebeu elogios de sua técnica e foi ovacionada pela torcida. FOTO: Scott Cunningham/NBAE/Getty Images;
2. Tamika Catchings, a atual MVP da liga, precisou ser carregada para fora da quadra. Apesar do contexto, gostei muito dessa imagem, por causa do equilíbrio das cores e dos elementos, e também da mensagem que ela passa. Tamika Catchings é muito especial para seu time, não só porque é uma das melhores jogadoras atualmente, mas também por seu carisma e sua humildade. (ATENÇÃO, SPOILER A PARTIR DAQUI) Essa foto me lembrou demais uma cena do filme "Ensaio Sobre a Cegueira", de Fernando Meirelles (adaptção da obra de José Saramago), quando as mulheres voltam carregando uma de suas companheiras depois de uma experiência traumática na quarentena (a propósito, o filme é ótimo, vale a pena conferir!). FOTO: Scott Cunningham/NBAE/Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário