quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Tamika Catching é a MVP da temporada

*legendas das fotos e fatos sobre a jogadora ao final do post!

Nessa quinta-feira (22/09) a WNBA anunciou que Tamika Catchings foi eleita a jogadora mais valiosa da temporada.

Em sete das últimas quatorze premiações de MVP, a vencedora dele esteve entre as quatro maiores pontuadoras, mas Catchings figura apenas a décima colocação esse ano. Nos outros fundamentos (rebotes, assistências e roubos), ela está entre as quinze melhores. Então, o que a fez merecer os 292 votos de quarenta jornalistas esportivos dos Estados Unidos?

Tamika entrou na WNBA em 2001, mas só começou a atuar em 2002 porque sofreu uma lesão do ligamento cruzado anterior (que aflige tantos atletas) em seu último ano universitário com a University of Tennessee (ela foi pupila de Pat Summit, aquela que agora está com Alzheimer). Assim que estreou, ganhou o Novata do Ano e terminou como uma das três mais votadas para o prêmio que só recebeu dez anos após chegar na liga profissional.

Por quatro vezes foi escolhida a melhor defensora da competição, mas ainda assim não conseguia o maior prêmio individual de uma atleta da WNBA. Ele finalmente aconteceu, mas ela afirma que ainda não sente que sua carreira está completa. Para que isso aconteça, falta a taça, junto do anel.

"Ser nomeada MVP é ótimo e eu realmente estou animada com ele, mas minha missão ainda não está completa. Minha missão é conquistar um título, e eu acredito que, como um time, estamos extremamente empenhadas nisso", disse a MVP.

Sua companheira de equipe Katie Douglas confirma. "Prêmios individuais são ótimos, e ela merece isso, mas se ela tivesse que escolher entre os dois, certamente ficaria com o título de campeã da WNBA."

Em 2009, ela quase conseguiu, mas o Indiana Fever não pôde conter o Phoenix Mercury, que corre o risco de ser seu rinal na grande final mais uma vez, já que os dois estão na peleja pela conquista de suas respectivas conferências.

O feito de Tamika Catchings lança um novo olhar sobre o prêmio de jogadora mais valiosa. O que vale agora, não é apenas o poder ofensivo da atleta em questão, mas sim seu papel em quadra, e o efeito que ela pode causar sendo uma jogadora completa. Tamika pode definir o jogo fazendo pontos, ou construindo uma barricada contra o adversário, sendo excelente nos dois. Fora das quatro linhas, Catchings é uma das mais ativas na comunidade, além de ser a presidente da WNBA Players Association (aquela que na versão NBA está tendo problemas com os cartolas).

A ala quebrou tabus, e superou dificuldades da vida. O corpo da atleta é perfeito, mas uma parte dele não cumpre completamente sua função principal. Tamika é meio surda. Da sexta série até a metade do seu período com as Lady Vols ela se recusou a usar aparelho para a ajudar a ouvir. O motivo? Não queria escutar seus coleguinhas caçoando dela. "As crianças tiravam sarro de mim por causa da minha aparência e por causa do meu jeito de falar. Crianças não entendem que as pessoas são diferentes." Ela rejeitou a ajuda, até que Pat Summit a convenceu a usar o aparelho que melhora sua audição.

Hoje, com dez anos de experiência na WNBA, Tamika Catchings já foi eleita melhor defensora da liga, já esteve no elenco do "Melhor Time da WNBA", está entre as quinze melhores jogadoras de toda a história da WNBA, foi campeã do Leste, já foi a mais votada para o All-Star Game, e agora ganhou um MVP. Mas não devemos pensar que já tivemos o bastante dessa brilhante jogadora.

Há algumas horas, ela e o Indiana Fever deram o primeiro passo para mais uma decisão, ao vencer o Atlanta Dream por 82 a 74. A MVP fez um duplo-duplo (12 pontos e 13 rebotes). Se conseguirem mais uma vitória, a vaga na série final da temporada está garantida, e Tamika Catchings finalmente poderá preencher todas os espaços de sua carreira basquetebolística.

"Eu realmente sinto que com isso [o título da WNBA] eu completaria tudo em qualquer área do basquete. Eu já completei todo o resto. Essa é a última missão agora."

Confira esse vídeo feito pela WNBA com as 10 melhores jogadas de Tamika Catchings nessa temporada. Em uma delas (a partir do 0:053), ela faz a cesta, volta ára defender e quebra o passe do New York Liberty do outro lado da quadra. A jogada número 1, é aquela com a qual alcançou seu 5000º ponto na carreira. No mesmo dia (13/08) ela alcançou sua maior pontuação na carreira (32 pontos).

LEGENDA DAS FOTOS:
1. Tamika Catchings foi a terceira escolha do draft de WNBA de 2001, ficando atrás apenas de Lauren Jackson e Kelly Miller.
2. Como só pode estrear em 2002, nesse ano foi escolhida para receber o prêmio de Novata do Ano, e ficou em terceiro lugar na luta pelo MVP.
3. No ano em que Lauren Jackson foi MVP, Tamika ficou no terceiro lugar da disputa com a australiana.
4. Nessa imagem, ela está entre dois nomes importantíssimos para o basquete feminino. À sua esquerda, Tina Thompson (ainda ativa, no Los Angeles Sparks) e Lisa Leslie (aposentada). Em 2008, ela ganhou sua segunda medalha olímpica de ouro. A primeira veio em 2004.

Fatos sobre Tamika Catchings:
1. Ela foi eleita quatro vezes como a melhor defensora da temporada, com direito a duas consecutivas (2005 e 2006).
2. Participou de sete All-Star Games, sendo que nesse último foi a que teve mais votos entre as duas conferências.
3. Fez seu milésimo ponto em seu segundo ano como profissional.
4. Devido a uma lesão, em 2008 ela chegou mais tarde às quadras, e ainda assim teve lugar no melhor time de defesa da temporada.
5. Seu pai, Harvey Catchings, atuou por 11 anos na NBA.
6. Ela fez parte do Time da Década da WNBA, no décimo aniversário da liga.
7. Foi a jogadora mais rápida a alcançar 2000 pontos.
8. Em seu ano de estreia com a WNBA, também foi campeã mundial com os Estados Unidos pela FIBA.
9. No mesmo dia em que foi selecionada, Svetlana Abrosimova, Penny Taylor, Katie Douglas, Ruth Riley, Deanna Nolan, Tammy Sutton-Brown e Yelena Karpova também entraram na WNBA. Dessas, duas são suas companheiras de equipe no Indiana Fever (Katie Douglas e Tammy Sutton-Brown).

Nenhum comentário:

Postar um comentário